Laurent Suaudeau : Escola das Artes culinárias

Laurent Suaudeau, é na atualidade o mais renomado chef de cozinha francesa no Brasil, tendo se notabilizado pela delicadeza de seus pratos, preparados a partir do cruzamento de receitas tradicionais da França, com ingredientes brasileiros.

Em 1986 abre seu próprio restaurante, o “Laurent”, chegando a ser considerado logo depois, o melhor restaurante do Rio de Janeiro. Em 1989 ganhou do Governador do Estado do Rio, o Título de Embaixador do Rio de Janeiro, recebendo a medalha de Mérito Internacional.
Em 1991, mudou-se para São Paulo, onde conduziu com grande sucesso a cozinha do “Laurent”, freqüentado pelos grandes apreciadores da inigualável cozinha francesa até dezembro de 2000.
Em 1994, fundou a ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) onde permaneceu por 4 anos como Presidente.
Foi outorgado ao Laurent, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, também em 1997.
Em 14 de julho de 1997, data de aniversário da Revolução Francesa, Laurent foi condecorado pelo Governo Francês como Chevalier de L’Ordre du Mérite Agricole.
Desde 1996, é Presidente de Honra e Organizador da Fispal Gourmet Show, a maior feira de indústria alimentícia da América Latina, realizada anualmente em São Paulo.
Em 2000, pelo 4° ano consecutivo, o Restaurante Laurent da Alameda Jaú, foi eleito pela Revista Veja, o melhor “Restaurante francês da cidade e pela revista Gula, o “Chef do Ano”. Foi escolhido por Paul Bocuse para representar seu nome no Brasil.
De maio de 2003 à dezembro de 2004, funcionou o Restaurante Laurent da Alameda Lorena em São Paulo, que fez história; acumulou os principais prêmios da gastronomia: Revista Gula (Chef do Ano de 2003 e Melhor restaurante francês de São Paulo de 2003 e 2004), Revista Veja São Paulo (Chef do Ano de 2003, Melhor sobremesa de São Paulo de 2003 e Melhor restaurante francês de São Paulo de 2003 e 2004) e Guia 4 Rodas (Chef do Ano de 2003 e o restaurante recebe “Três Estrelas”, fazendo parte do seleto grupo de cinco restaurantes três-estrelas no Brasil).
Em 2004, Laurent passa a ser Maitre Cuisinier de France, fazendo parte desta organização mundial para os melhores chefs mundiais.
Em outubro de 2004 lançou o Livro “Cartas a um Jovem Chef”, dirigido à nova geração de cozinheiros.
Laurent é responsável pela formação de uma nova geração de chefs brasileiros. Mantém a Escola das Artes Culinárias Laurent em São Paulo, que tem como intuito principal o aperfeiçoamento de chefs de cozinha e profissionais da gastronomia; e onde funciona também o Espaço Cultural Laurent, reservado para eventos.

Site da Escola

Atualidades : ler Artigo  “Chef Laurent Suaudeau assina gastronomia do Ponta dos Ganchos”

Video sobre a cozinha regional :

Laurent
Alameda Lorena, 1899, Jardim Paulista

Anúncios

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: