Forró serve de inspiração para pop da França

Músicos franceses têm se inspirado no forró nordestino para resgatar a música folclórica da região do sul da França.

Os dois estilos musicais são muito semelhantes, na avaliação de Claude Sicre, líder do grupo Fabulous Trobadors (Fabulosos Trovadores), que acaba de lançar seu quarto disco na França.

As semelhanças são lingüísticas, já que o dialeto occitane, do sul da França, tem similaridades com o português, e também em termos de ritmo, melodias, estrofes, temas das canções e ainda em relação à maneira de cantar, avalia Claude Sicre.

“Conheço bastante a música francesa da época medieval. Achei que seria interessante tocá-la na época atual, embora achasse que fosse uma música de livros, sem muita vida. Quando fui ao Brasil, encontrei a música dos trovadores occitanos, tocada há 700 anos na região sul da França, no Nordeste brasileiro”, diz o líder do Fabulous Trobadors, de Toulouse.

Para Sicre, o forró é uma música mais elaborada e viva, que manteve em seu estilo o modelo dos trovadores medievais franceses.

“O repente era, na França, uma música de duelo entre os cantores. No Brasil, o repente é algo alegre e por isso me interessei pela música do Nordeste brasileiro”, afirma o músico que recentemente se apresentou na capital francesa.

Baixe aqui a matéria completa.

Veja aqui a performance da dupla no palco.

Escute outras músicas Fabulous Trobadors no last.fm.

Anúncios

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: