Palácio de Brocoió | Rio de Janeiro

O Palácio de Brocoió localiza-se na ilha do Brocoió, no interior da baía de Guanabara, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

É um dos palácios do Governo do Estado, juntamente com o Palácio Guanabara, sede do governo, e o Palácio Laranjeiras, residência oficial. O Palácio de Brocoió é utilizado como residência de praia pelo Governador ou como segunda opção para hospedar autoridades.

Na década de 1930, a ilha foi urbanizada pelo seu antigo proprietário, Octávio Guinle, que nela fez erguer umamansão em estilo normando, com projeto do arquiteto francês Joseph Gire, autor do projeto do Copacabana Palace.

Empregando materiais importados da França e de Portugal, a edificação apresenta um porão e dois pavimentos residenciais, acrescidos de um sótão. A parte residencial compreende três salas, varanda, hall com pé direito duplo, seis quartos, cinco banheiros, copa, cozinha, despensa, três quartos de empregados e banheiros de praia.

Além da residência principal, a ilha dispõe de outras benfeitorias como casa para o admistrador, depósito de materiais, estufa, abrigo para lanchas e pier, viveiro de peixes e lago.

A ilha e o imóvel foram adquiridos em 1944, pela Prefeitura do então Distrito Federal, quando se converteu em patrimônio público. Posteriormente, passou para a administração do governo estadual.

Anúncios

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: